Ataque Ransomware Wannsacry

Ransomware WannaCry: O Ataque Que Deu o Que Falar

O código malicioso Ransomware WannaCry atacou diversas partes do mundo recentemente, bloqueando dados e equipamentos e exigindo resgate até de instituições públicas. Saiba mais sobre ele.

Como funciona o Ransomware WannaCry? O código foi criado por hackers para aplicar golpes financeiros em qualquer indivíduo que esteja em posse de um computador.

O Ransomware

Vírus de Resgate (Em português) tem esse nome pois se quiser recuperar suas informações e desbloquear o equipamento, a vítima deve desembolsar um valor de resgate. E, ainda, o malware é programado para dobrar o preço cobrado progressivamente.

O resgate normalmente é solicitado por Bitcoins, a moeda virtual da internet.

Todas as transações são feitas pela rede, o que acaba por se tornar mais seguro para aqueles hackers que pretendem tirar vantagem de desavisados ao redor do mundo.

Como fugir dele? Na verdade, o que você deve fazer é ser uma pessoa prevenida. Sim, o precavido vale por dois.

Guarde sempre em local seguro cópias das suas informações mais importantes. O backup deve fazer parte da sua rotina. Se o Ransomware bloquear seu computador, você poderá fazer a formatação sem prejuízos.

Como se Proteger do Ransomware?

  • Sua máquina opera com Windows? Então certifique-se de que o Firewall esteja sempre ativado. Ele fará esse bloqueio inicial de ameaças e códigos mal-intencionados.

 

  • Mantenha seus programas atualizados.

 

  • Tenha um bom antivírus ativado no seu computador. É importante que ele esteja programado para fazer uma varredura de tempos em tempos. Previna a infecção.

 

  • Cuidado com links suspeitos em e-mails. Não siga links sem ter a certeza de que o destino é seguro. Busque sempre informações antes de acreditar em dados e anúncios.

 

  • Atualizações de segurança precisam estar em dia para você manter sua máquina forte e preparada para repelir os ataques. Não deixar que o malware se aproxime do seu computador.

 

  • Uma vez instalado o Ransomware, seu computador estará bloqueado. Dificilmente você conseguirá expulsá-lo da máquina. Então previna-se.

 

De Onde Vem a Ameaça?

 

Um link enviado por e-mail pode não ter sido a razão pela qual o Ransomware WannaCry se espalhou e atacou diversos computadores.

Aliás, vale dizer que ele costuma se instalar em Windows 2007 e Server 2008. Ele afeta, ainda, Windows XP e até Windows 10, dependendo da versão do código malicioso.

Voltando ao assunto vulnerabilidade, ela pode ser surgido por configurações de internet. Isso mesmo.

Até grandes estatais podem cometer o erro de se apresentar vulneráveis na rede. Sabendo disso, você não deve jamais correr o risco. Dificulte a entrada de um malware de todas as formas possíveis. Crie barreiras seguras.

É importante que seja feito o bloqueio das portas do protocolo Server Message Block (SMB), encontrado no Windows e sabidamente vulnerável ao EternalBlue (um dos códigos usados pelo Ransomware, juntamente com o DoublePulsar).

O sequestro virtual de dados pelo Ransomware não quer dizer que suas informações estejam em posse de mãos erradas. Na verdade, eles apenas bloqueiam os seus dados.

Uma vez pago o valor determinado, os hackers permitem que o computador volte a funcionar normalmente. Esse modus operandi sugere que eles atuem diretamente no seu PC, ou seja, suas informações não são levadas a outro lugar.

Agora você já sabe algumas formas de proteger a sua máquina do ataque de malwares como o Ransomware e se defender dele.

Cuide para que o seu computador esteja com o antivírus em dia e programas atualizados. Adotar um uso prudente do PC irá te ajudar a fugir da exposição e da vulnerabilidade a ataques virtuais que causam prejuízos no bolso.

Quer ter uma proporção da quantidade de ataques de vírus de resgate pelo mundo?

As informações e dicas sobre como se prevenir do ataque do Ransomware WannaCry foram úteis para você? Então compartilhe as informações.

Deixe uma resposta